Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2018

VOLUNTÁRIO CIDADÃO AGREDIDO POR SERVIDOR PÚBLICO POR COBRANÇA DE ESGOTO IN NATURA SENDO JOGADO NO RIO GUAXINDUBA E PRAIA MARTIM DE SÁ


“Atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade (…). O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim”. Assim é definido o trabalho voluntário, pela Lei nº 9.608, de 1998, que o regulamenta.


CELEBRAÇÃO MUNDIAL DO VOLUNTÁRIO - A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário com o objetivo de promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, em vários países. Em 2001, a ONU promoveu o Ano Internacional do Voluntário (AIV) para destacar o reconhecimento e a promoção deste tipo de serviço pelo mundo. Em 2011, foi criada a agenda global AIV+10, com celebrações pelo mundo com organizações de voluntariado, governos, agências da ONU e fundações privadas. 


“A ação voluntária agrega”
“Sabemos que nem sempre é fácil dar conta de uma rotina de trabalho, de casa, de familiares e amigos, e ainda encontrar tempo para o voluntariado. Quem entra para o esse tipo de ação e permanece sente a importância do que realiza, percebe o bem que traz para outras pessoas. Além disso, os voluntários desenvolvem novas habilidades para lidar com diferentes realidades, superar dificuldades, encontrar soluções, se relacionar com pessoas”, afirma Altoé.
Por esta razão, algumas empresas já incluem este item – experiência com voluntariado – como um critério de diferenciação entre candidatos que irão concorrer a uma vaga de emprego, por exemplo. “A atuação, em especial de jovens em início de carreira, em ações ou projetos de voluntariado é vista como um ganho, um aspecto que agrega valor ao candidato para algumas empresas hoje”, salienta Riscado. Para Lourdes Silva, o fortalecimento da cultura do voluntariado no Brasil fez com que ser voluntário tenha adquirido um status social. “A ação voluntária agrega não somente ao currículo profissional, mas também à imagem de cidadão”, pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contador extra - desde 04/9/11 - 16:23h

contador extra2