Caraguatatuba, 24 de fevereiro de 2017.
Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Centro de Controle começa a operar com 16 câmeras em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba entregou 16 câmeras de monitoramento nesta sexta-feira (24), na Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil.
.jpg)
Técnicos da Secretaria de Planejamento e Tecnologia da Informação fizeram a limpeza dos equipamentos antigos e os colocaram para funcionar. Alguns estavam desligados nos postes e outros jogados em uma sala do setor sem qualquer uso.
A cerimônia de entrega contou com participação do prefeito Aguilar Junior; do secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, o vice-prefeito Campos Junior; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar); do diretor da Divisão de Tecnologia e Informação, Josemar Vieira; e do subcomandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior 1, major PM César Eduardo Ferreira; além de secretários municipais, vereadores, oficiais da PM, representantes entidades de classe, servidores e membros da comunidade.
O diretor da Divisão de Tecnologia e Informação, Josemar Vieira, disse que foram investidos cerca de R$ 15 mil na recuperação dos equipamentos.
.jpg)
O subcomandante do 20º BPMI/1, César Eduardo Ferreira, destacou a importância das câmeras no combate à criminalidade. “Estudos da Secretaria de Segurança Pública mostram a redução dos indicadores criminais nas cidades, onde o monitoramento foi instalado”.
De acordo com o secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Junior, futuramente será criado um sistema integrado.
“Na central estarão o agente de trânsito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, como nas grandes cidades. O mais importante é gerenciar essas imagens e transformá-las em ação, deslocando a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ambulância ou equipe da Defesa Civil. Isso diminui muito o tempo de resposta”, esclareceu.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, afirmou que o sistema de monitoramento está em fase inicial. “O nosso é objetivo é colocar câmeras na cidade inteira para diminuir o tempo de respostas em questões de segurança pública, urgência e emergência”, adianta.
Junior comentou sobre o estado de conservação dos equipamentos. “Algumas câmeras estavam penduradas sem a ligação com a central e outras encontramos literalmente jogadas. Colocamos o equipamento para funcionar com o custo mínimo para a prefeitura. É mais uma proposta dos 100 dias de governo concretizada”, recorda.
Além das 16 câmeras da Prefeitura, o Centro de Controle de Operações contará com imagens de mais três da Concessionária Tamoios, que monitora o trânsito de chegada da Rodovia dos Tamoios ao trevo de Caraguatatuba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário