Páginas

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O DENTISTA É FUNDAMENTAL NO CTI - CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO

Atenção : A importância do dentista em um CTI - CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO


Enviado por Daniel Brunet - 
2.11.2014
 | 
13h09m
REDUZINDO RISCOS

Sabe a importância de um CTI ter dentista?

O assunto é pouco falado, mas a presença de dentistas nos Centros de Tratamento Intensivo podem ajudar a salvar vidas. Nesses setores, os profissionais ficam responsáveis pelo higiene bucal dos pacientes. A falta disso pode provocar pneumonia nosocomial (contraída na unidade de saúde), que é a segunda causa mais frequente de infecção hospitalar.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Afonso Fernandes Rocha, a pneumonia nosocomial corresponde a até 15% das infecções hospitalares, sendo que de 20% a 50% dos pacientes afetados por este tipo de pneumonia morrem.
Além da falta de higiene bucal ineficiente, é causada pelo agravamento de infecções pré-existentes na boca.
O Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei (PL) 2.776/2008, que obriga que as unidades de saúde do país, tenham dentistas nos CTI, que, como se sabe, recebe pacientes graves. Muitos ficam por lá inconscientes, sem condições de realizarem a própria higiene bucal. Além disso, recebem um tratamento invasivo. Para virar lei, falta apenas a sanção da presidente Dilma.
- Pneumonias associadas à ventilação mecânica podem interferir na recuperação do paciente, muitas vezes conduzindo-o a um desfecho fatal. Os cuidados com a saúde bucal podem diminuir o tempo de internação do paciente e os custos hospitalares - explica Rocha.
No Rio, menos de dez hospitais públicos contam com o serviço: são eles o Hospital de Cérebro, o Hospital Estadual Azevedo Lima, o Hospital Albert Schweitzer, o Hospital de Cardiologia de Laranjeiras, o Hospital Getúlio Vargas, o Hospital Federal da Lagoa e Hospital Luiz Palmier.

O presidente do CRO conta que uma pesquisa epidemiológica realizada entre 2009 e 2010, mostrou queda de 32% no índice de pneumonia nosocomial. Além disso, o controle de infecção oral nos pacientes internados ajudar a reduzir o tempo de internação em até dez dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contador extra - desde 04/9/11 - 16:23h

contador extra2