Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

OAB NACIONAL NOTÍCIA NOTA DE PESAR DE FALECIMENTO AO ADVOGADO MAIS VELHO DO BRASIL

O BLOG "NOSSA CARAGUÁ" NOTÍCIA A

Nota de pesar pelo falecimento do advogado mais velho do Brasil

Salvador (BA) A OAB da Bahia comunica, com imenso pesar, o falecimento de Edgar Silva, 102 anos, o advogado mais velho do Brasil em atividade, ao tempo em que se solidariza com parentes, amigos e colegas enlutados. Edgar faleceu na tarde desta terça-feira (27), deixando viúva, cinco filhos, 11 netos e dez bisnetos. O sepultamento acontece nesta quarta-feira (28), às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, logo após uma missa que será celebrada em sua homenagem, por volta das 15h30.
Nascido em Andaraí, na Chapada Diamantina, em 17 de julho de 1913, Edgar Silva diplomou-se em 1939 pela antiga Faculdade de Direito da Bahia, atual Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e atuou como advogado até este mês. Seu número de inscrição na Seccional baiana da OAB era 642. O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, lamentou a perda. "Lamento profundamente. Dr Edgar advogou até o último suspiro. Exemplo a ser seguido", declarou.
Com atuação em quase todas as áreas do direito, Edgar teve destaque no direito agrário e integrou os departamentos jurídicos do escritório baiano do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).
No dia 20 de julho de 2013, ano em que completou 100 anos, Edgar Silva foi homenageado pela OAB da Bahia, recebendo das mãos da secretária-geral Ilana Campos uma placa comemorativa ao seu centenário, em solenidade realizada no Barra Hall, na capital baiana. No dia 25 do mesmo mês foi a vez da OAB nacional homenagear o centenário advogado. A distinção aconteceu no Salão Diamante do Sheraton da Bahia Hotel, em Salvador, durante sessão do Conselho Pleno da OAB Nacional realizada na capital baiana.
Na ocasião, aplaudido de pé por uma plateia formada por advogados, amigos e familiares e bastante emocionado, Edgar Silva agradeceu a homenagem com pouca palavras. "Não tenho do que me queixar: Deus permitiu que eu chegasse aos 100 anos, lúcido e com vontade de continuar trabalhando numa profissão que, desde jovem, me apaixonei", destacou.


Em 2013, ao completar 100 anos, Edgar Silva foi homenageado pela OAB Nacional
(Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contador extra - desde 04/9/11 - 16:23h

contador extra2