Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2015

AGENTE POLÍTICO E SERVIDOR PÚBLICO




 Boa tarde meus amigos e companheiros, hoje pela manhã dia 23/03/2015,  nós ouvimos no Jornal Regional um bate papo entre o locutor do Jornal mais o Vice-Prefeito e mais um servidor público que está lotado na Secretaria de Obras.
Ocorre que notamos várias apresentações relacionadas a questão da iluminação pública de Caraguatatuba.
Que por sinal foi uma apresentação plausiva e necessária , tendo em vista que  o agente político como o servidor público, eles devem satisfação para a população, quanto a prestação de contas.
A bem da verdade quero esclarecer que o prefeito como vice-prefeito e os demais servidores devem respeito à população por serem servidores público.
Quando os blogueiros e mais uma (06) meia dúzia fazem qualquer critica é porque o sistema não está sendo administrado da melhor forma, e além disso não estamos vivendo uma ditadura, e o prefeito como os demais tem sim que dar satisfação do dinheiro que está administrando que é uma verba pública.
Se você não quer ser criticado pelo bom serviço prestado ou pelo mal serviço prestado ao público, não venha ser agente político e nem servidor público, pois a palavra já diz “SERVIDOR PÚBLICO E AGENTE POLÍTICO”, isto quer dizer que são empregados do POVO! 



Quais as funções de prefeito e vereadores



Negociar convênios, apresentar projetos de leis e representar o município. Elaborar, analisar e votar projetos de leis. Funções do prefeito e vereadores, respectivamente.
Tanto o prefeito como o vereador de uma cidade, ao serem eleitos por meio do voto direto, passam a partir dai a fazerem parte do poder político, em que o prefeito está no poder Executivo e o vereador no poder Legislativo, onde ambos tem como principal dever propiciar o bem estar da sociedade pela qual foram eleitos. O prefeito e os vereadores trabalham de forma conciliada, onde nada é definitivamente aprovada ou realizada se não tiver a liberação do prefeito e dos vereadores.
É direito de todo cidadão cobrar por seus direitos, e saber a funções que o prefeito e os vereadores estão obrigados a cumprir, poderão então exigir o que é certo.

Funções do Prefeito
Funções do prefeito: Negociar convênios, apresentar projetos de leis e representar o município, etc
O prefeito, sendo o agente político superior dentro de uma cidade, deve agir como comunicador e defensor da cidade perante a Câmara Municipal e outros órgãos do governo, com o intuito de zelar pelos interesses da população e seu bem-estar.
O mandato do prefeito tem duração de quatros anos, tempo cedido para a administração da cidade e exercer funções politicas, executivas e administrativas, as principais funções executivas e administrativas do prefeito estão as de planejar, comandar, coordenar, controlar e manter contatos externos. Dentre as funções de um prefeito inclui:
  • negociar convênios e obter por outras formas benefícios ou auxílios para a sua cidade,
  • apresentar projetos de leis à Câmara, sancionar, promulgar, fazer publicar e vetar as leis,
  • convocar extraordinariamente a Câmara, quando necessário.
  • representar o município em todas as circunstâncias.
  • Deve se relacionar com organizações comunitárias, lideranças locais, buscando o seu apoio, quando necessário, consultando-as e ouvindo-as para conhecer suas aspirações e suas necessidades de modo a integrá-las ao processo decisório municipal e governar com a comunidade.
Funções dos Vereadores
Função dos vereadores: Elaborar, analisar e votar projetos de leis, entre outros.
No caso do vereador, é membro da Câmara  Municipal e seu cargo está no poder Legislativo, tendo seu mandato duração de quatros anos assim como o prefeito. As principais atribuições dos vereadores é representar a população, criando leis que beneficiem os munícipes e fiscalize os gastos públicos do poder executivo, no caso, o Prefeito, também tem como obrigação estar mais próximo entre os moderadores e o prefeito, colher necessidades da cidade e levar ao prefeito para ver se será aprovada ou não. Outras funções dos vereadores:
  • Analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder executivo.
  • Fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito.
  • Votar projetos de lei.
  • Receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações.
  • Promover a ligação entre eleitores da região que representa e o governo.
  • Elaborar e redigir projetos.
  • Criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa.
  • Fiscalizar a ação do prefeito, garantindo que os recursos sejam aplicados de acordo com o que estabelece a lei;
  • Apresentar e aprovar leis que melhorem a cidade e a qualidade de vida de seus moradores;
  • Atender às reivindicações de cada comunidade que os elegeu como seus representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contador extra - desde 04/9/11 - 16:23h

contador extra2