Páginas

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

ATENÇÃO SENHORES ELEITORES NOTA DE ESCLARECIMENTO DO MM. JUIZ ELEITORAL DA 206ª ZONA ELEITORAL DE CARAGUATATUBA-SP

Caros eleitores,
Valho-me deste importante veículo de comunicação para externar meus cumprimentos a todos e, na qualidade de Juiz Eleitoral, convidá-los a uma brevíssima reflexão no que se refere à importância do voto livre e consciente.
Não é correta a compreensão de que alguns poucos votos são inexpressivos para o resultado das eleições, pois todo e qualquer voto tem igual valor. O que fará a diferença é a construção de um novo senso comum no sentido de que cada um pode sim colaborar com o futuro de nosso país, votando com ética, liberdade e responsabilidade, virtudes que todo cidadão deve nutrir.
Para melhor compreensão desta mensagem, basta lembrar que as urnas projetarão a vontade de nosso povo, revelando nossos futuros representantes nos Poderes Executivo e Legislativo. Assim, para que tais representações realmente correspondam aos anseios do cidadão brasileiro, e para que se tenha uma país virtuoso, é preciso que o ato de votação seja consciente.
Sabe-se que muitos questionam a obrigatoriedade do voto, mas haveria como questionar a importância da união, da solidariedade, da verdade, do equilíbrio, da igualdade e de tantas outras virtudes e direitos? Obviamente que não! E qual a relação disso tudo com as eleições? A relação é clara, e consiste na compreensão de que devemos votar não apenas porque o voto é obrigatório, mas, sim, porque somos obrigados a garantir que a verdadeira vontade do povo seja revelada por meio das eleições democráticas. É sempre conveniente repetir que a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado democrático de direito no qual “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente” (art. 1º, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988).
Para concluir essa rápida reflexão, lembro que todos nós, de uma forma ou de outra, estamos envolvidos pela dinâmica e pelo cenário político de nosso país, mas essa dinâmica melhor atenderá a sociedade como um todo se ela, a sociedade, compreender que não basta estar envolvida, mas sim comprometida com o desenvolvimento de todos e da efetivação de direitos.
Portanto, o voto é uma preciosa ferramenta política e social, que deve ser utilizada com liberdade, cuidado, responsabilidade, consciência, ética e compromisso. Vote convicto. Não desperdice sua chance de externar sua vontade real. Conheça realmente o histórico e as propostas dos candidatos. Comprometa-se com o futuro de nosso país.
Caraguatatuba, 01 de outubro de 2014

João Mário estevam da Silva

Juiz Eleitoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contador extra - desde 04/9/11 - 16:23h

contador extra2