Páginas

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

HELIO MONTEIRO CONQUISTA UNIVERSIDADE FEDERAL PARA O LITORAL NORTE


Câmara aprova criação da Universidade Federal do Litoral Norte

Crescimento. Projeto do Complexo Turístico em Caraguatatuba
Crescimento. Projeto do Complexo Turístico em Caraguatatuba
Foto: Arte PMC e foto Claudio Gomes
Xandu Alves
Ubatuba
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a criação da Universidade Federal do Litoral Norte. A instituição teria vários cursos, pesquisa e extensão universitária (pós-graduação, mestrado e doutorado).
Com isso, a proposta segue para avaliação do governo federal, que tem adotado política de interiorização de universidades federais visando a integração regional. O projeto aprovado na Câmara é de 2011 do então deputado federal Luiz Fernando Machado (PSDB), atualmente prefeito de Jundiaí (SP). Na justificativa, o parlamentar apontou que “uma universidade federal com sede nesta região fortalecerá a atividade turística, cultura, ecológica, pesca, entre outras”.
Ubatuba foi escolhida como sede da instituição por ser considerada cidade-polo do Litoral Norte, cuja população soma mais de 320 mil habitantes, o que incluiria a região no plano de expansão de ensino superior do governo federal.
E conclui Machado: “A criação da Universidade Federal do Litoral Norte representará para o desenvolvimento social do Estado a possibilidade de criação de grande polo turístico, contribuindo na formação da sua população, com o aprimoramento da formação para o turismo, ecologia, pesca, cultura, entre outros”.
Em complemento ao projeto original, o deputado Vicentinho (PT-SP) incluiu artigo autorizando o governo federal a abrir a universidade em qualquer cidade do Litoral Norte, adicionando Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, e não apenas Ubatuba. “A criação da universidade representará o desenvolvimento social para a região onde muitos jovens poderão ingressar no ensino superior”, afirmou Vicentinho.
Segundo dados da Fundação Seade, as quatro cidades do Litoral Norte possuem de 14,4 mil alunos matriculados no Ensino Médio.
Em vídeo postado no Facebook, a deputada federal Pollyana Gama (PPS), que é de Taubaté e membro da Comissão de Educação, comemorou a aprovação do projeto: “É claro que temos outras ações para serem desenvolvidas para que isso se concretize, mas é um passo nessa direção para constituir esse importante instrumento para educação dos nossos jovens”. E completou: “O projeto segue na forma de indicação ao governo federal e estaremos empenhados na cobrança para que a universidade se concretize”.
Em nota, o MEC informou que não comenta casos “que ainda estão em âmbito legislativo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contador extra - desde 04/9/11 - 16:23h

contador extra2