Páginas

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Dia do advogado : Quinta-feira -11 de agosto - será feriado do judiciário

O Blog Nossa Caraguá na pessoa de seu responsável José Luís das Neves parabeniza todos os Advogados  e Advogadas pelo seu dia.


Dia do advogado : Quinta-feira -11 de agosto - será feriado do judiciário

Nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, será feriado regimental nos órgãos do judiciário em comemoração ao dia do advogado.
Neste dia se comemora a data da lei do Império que determinou a criação dos cursos jurídicos no Brasil, em 11 de agosto de 1827.
 Por isso foi escolhido para ser o Dia do Advogado.
Durante este feriado o Tribunal Regional do Trabalho atende em regime de plantão, sendo que os nomes dos magistrados e servidores plantonista e seus telefones, podem ser acessados neste site no link "Plantão".
Esse dia é também conhecido como o "Dia do Pendura", uma tradição do início do século 20, quando comerciantes costumavam homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça.
Atualmente este dia não é muito bem aceito pelos donos de bares e restaurantes, pois ainda hoje estudantes de direito (em número muito maior) tentam deixar de pagar as contas. Porém, tem alguns donos de restaurantes que, a título de propaganda, aceitam a brincadeira e assumem o prejuízo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Curiosidade
Lei mandava chamar advogado de doutor
O costume de chamar o advogado de doutor vem da Lei do Império de 11 de agosto de 1827: "Cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; dispõe sobre o título (grau) de doutor para o advogado". A referida Lei possui origem legislativa no Alvará Régio editado por D. Maria I, a Pia (A Louca), de Portugal, que outorgou o tratamento de doutor aos bacharéis em direito e exercício regular da profissão, e nos Decreto Imperial (DIM), de 1º de agosto de 1825, pelo Chefe de Governo Dom Pedro Primeiro, e o Decreto 17874A de 09 de agosto de 1827 que: "Declara feriado o dia 11 de agosto de 1827". Os referidos documentos encontram-se microfilmados e disponíveis para pesquisa na Biblioteca Nacional, localizada na Cinelândia (Av. Rio Branco) - Rio de Janeiro/RJ (Fonte:www.portalsaofrancisco.com.br).
(Ademar Adams)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contador extra - desde 04/9/11 - 16:23h

contador extra2